ADMISSÃO COMO ALUNA(O)(E) ESPECIAL 

Mais informações: SAA - Aluno Especial (unb.br) 

SAA - Admissão de aluno especial (unb.br) 

  

Definição 

Forma pela qual a UnB admite o ingresso de candidatos interessados em cursar disciplinas isoladas como aluno especial, sem constituir vínculo com qualquer curso de graduação da Instituição. 

 

Aplicação 

  • Portadores de diploma de curso superior. 
  • Alunos regulares matriculados no último ano do curso superior na Instituição de Ensino Superior de origem, com direito à admissão por transferência obrigatória, nos termos da legislação em vigor. 
  • Alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior. 
  • Interessados com processo de revalidação de diploma em tramitação na UnB, com exigência de cursar disciplina, estabelecida pela comissão de avaliação. 

 

ATENÇÃO:  

O requerimento de matrícula em disciplinas como aluno especial ficará condicionado à existência de vaga, decorrido o processo de matrícula dos alunos regulares.  

Para consultar se há vaga na disciplina que pretende solicitar, acesse o Portal Público do SIGAA, na aba “Ensino” >> “Turmas”: https://sigaa.unb.br/sigaa/public/turmas/listar.jsf?aba=p-ensino   

(Nível de ensino > graduação; Unidade > Centro estudos avançados multidisciplin - Brasília; Ano > semestre que deseja matrícula).  

 

Prazos: 

  

Estudante: Consultar os prazos no Calendário de Atividades do Semestre desejado, disponível no site da Secretaria de Administração Acadêmica (https://saa.unb.br/graduacao/calendario-academico

  

Comissão de Graduação e/ou Docente responsável pela disciplina: análise das solicitações e envio para SAA dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico; 

  

SAA: Matrícula nas disciplinas e comunicação aos(às) estudantes. 

 
Documentos obrigatórios para solicitação, que devem ser enviados ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Gerais:  

1. Formulário de “solicitação de admissão como aluno(a) especial”;  

2. Formulário de “exposição de motivos”;  

3. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. 

 

Específicos:   

PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR  

  • carteira de identidade;  
  • título de eleitor e comprovante de votação;  
  • diploma ou carteira de registro do respectivo conselho profissional;  
  • histórico escolar.  
      

ALUNO REGULAR DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR  

  • carteira de identidade;  
  • título de eleitor e comprovante de votação;  
  • declaração de aluno regular da INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR de origem;  
  • histórico escolar da instituição de origem.  
      

ALUNO COM DIREITO À TRANSFERÊNCIA OBRIGATÓRIA  

  • carteira de identidade;  
  • título de eleitor e comprovante de votação;  
  • ato de remoção ex-ofício para o Distrito Federal, nos termos da legislação em vigor para fins de transferência obrigatória;  
  • declaração da instituição de origem atestando que o estudante está matriculado no último ano do curso;  
  • relação de disciplinas em que o aluno deverá se matricular, elaborada pela instituição de origem, mediante confrontação dos currículos e dos programas vigentes na IES de origem e na UnB;  
  • autorização da instituição de origem, consubstanciando a concordância desta com a matrícula do estudante na(s) disciplina(s) que falta(m) para concluir o curso.  
      

INTERESSADOS COM PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA EM TRAMITAÇÃO NA UnB  

  • carteira de identidade;  
  • título de eleitor e comprovante de votação (somente para candidatos de nacionalidade Brasileira);  
  • documento que comprove a exigência de cursar disciplinas na UnB, para revalidação de diplomas.  

 

RESULTADO  

Registro  

Os dados pessoais do aluno serão registrados e passarão a integrar o cadastro discente de aluno especial.  
O sistema incluirá os dados referentes às disciplinas, efetivando a matrícula do aluno especial.  
  

Ciência do Aluno  

Os postos avançados da SAA/secretaria de graduação dos campi realizarão o(s) registro(s) após a aprovação da solicitação de admissão como aluno especial, na época prevista no “Calendário Universitário”.  
  

SOLICITAÇÃO INDEFERIDA: 15 dias após o prazo de indeferimento da solicitação, toda documentação será descartada.  

SOLICITAÇÃO DEFERIDA: Para efetivação da matrícula, o aluno deverá recolher a taxa semestral correspondente ao número de créditos da(s) disciplina(s) deferida(s) e enviar o comprovante de pagamento para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 23/10/2024.  

  

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO: 

Para realizar o pagamento da taxa de inscrição, o(a) candidato(a) poderá realizar via PIX ou boleto. Conforme as instruções abaixo:  

Acessar o link: https://daf.unb.br/pagunb  e preencher com os seguintes dados:  

Código do serviço: 9091 –28838 - Serviços, estudos, Pesquisas e relacionados  

Número de referência: 4173 

Nome do/a candidato/a:  

Competência (mês e ano corrente):  

CNPJ/CPF do/a candidato/a: CPF do/a candidato/a  

Vencimento: data corrente  

Valor principal: valor da taxa de inscrição - R$ 79,00 (setenta e nove reais)  

Clicar em “solicitar”  

Escolher a forma de pagamento: PIX ou boleto  

Efetuar o pagamento  

Enviar o comprovante de pagamento da taxa de solicitação para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 15/10/2024; 

  

Para realizar o pagamento da taxa de matrículas em disciplinas, o(a) candidato(a) poderá realizar via PIX ou boleto. Conforme as instruções abaixo:  

Acessar o link: https://daf.unb.br/pagunb e preencher com os seguintes dados:  

Código do serviço: 9091 –28838 - Serviços, estudos, Pesquisas e relacionados  

Número de referência: 4173 

Nome do/a candidato/a:  

Competência (mês e ano corrente):  

CNPJ/CPF do/a candidato/a: CPF do/a candidato/a  

Vencimento: data corrente  

Valor principal: preencher com o valor total dos créditos. Por exemplo: disciplina de 4 créditos (60h), o valor total devido é de R$ 224,00 (duzentos e vinte e quatro reais). Disciplina de 2 créditos (30h), o valor total é R$ 112,00 (cento e doze reais).  

Clicar em “solicitar”  

Escolher a forma de pagamento: PIX ou boleto  

Efetuar o pagamento 

Enviar o comprovante de pagamento da taxa de créditos para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 23/10/2024;