ADMISSÃO COMO ALUNA(O)(E) ESPECIAL
Mais informações: SAA - Aluno Especial (unb.br)
SAA - Admissão de aluno especial (unb.br)
Definição
Forma pela qual a UnB admite o ingresso de candidatos interessados em cursar disciplinas isoladas como aluno especial, sem constituir vínculo com qualquer curso de graduação da Instituição.
Aplicação
- Portadores de diploma de curso superior.
- Alunos regulares matriculados no último ano do curso superior na Instituição de Ensino Superior de origem, com direito à admissão por transferência obrigatória, nos termos da legislação em vigor.
- Alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior.
- Interessados com processo de revalidação de diploma em tramitação na UnB, com exigência de cursar disciplina, estabelecida pela comissão de avaliação.
ATENÇÃO:
O requerimento de matrícula em disciplinas como aluno especial ficará condicionado à existência de vaga, decorrido o processo de matrícula dos alunos regulares.
Para consultar se há vaga na disciplina que pretende solicitar, acesse o Portal Público do SIGAA, na aba “Ensino” >> “Turmas”: https://sigaa.unb.br/sigaa/public/turmas/listar.jsf?aba=p-ensino
(Nível de ensino > graduação; Unidade > Centro estudos avançados multidisciplin - Brasília; Ano > semestre que deseja matrícula).
Prazos:
Estudante: Consultar os prazos no Calendário de Atividades do Semestre desejado, disponível no site da Secretaria de Administração Acadêmica (https://saa.unb.br/graduacao/calendario-academico)
Comissão de Graduação e/ou Docente responsável pela disciplina: análise das solicitações e envio para SAA dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico;
SAA: Matrícula nas disciplinas e comunicação aos(às) estudantes.
Documentos obrigatórios para solicitação, que devem ser enviados ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:
Gerais:
1. Formulário de “solicitação de admissão como aluno(a) especial”;
2. Formulário de “exposição de motivos”;
3. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Específicos:
PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR
- carteira de identidade;
- título de eleitor e comprovante de votação;
- diploma ou carteira de registro do respectivo conselho profissional;
- histórico escolar.
ALUNO REGULAR DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
- carteira de identidade;
- título de eleitor e comprovante de votação;
- declaração de aluno regular da INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR de origem;
- histórico escolar da instituição de origem.
ALUNO COM DIREITO À TRANSFERÊNCIA OBRIGATÓRIA
- carteira de identidade;
- título de eleitor e comprovante de votação;
- ato de remoção ex-ofício para o Distrito Federal, nos termos da legislação em vigor para fins de transferência obrigatória;
- declaração da instituição de origem atestando que o estudante está matriculado no último ano do curso;
- relação de disciplinas em que o aluno deverá se matricular, elaborada pela instituição de origem, mediante confrontação dos currículos e dos programas vigentes na IES de origem e na UnB;
- autorização da instituição de origem, consubstanciando a concordância desta com a matrícula do estudante na(s) disciplina(s) que falta(m) para concluir o curso.
INTERESSADOS COM PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA EM TRAMITAÇÃO NA UnB
- carteira de identidade;
- título de eleitor e comprovante de votação (somente para candidatos de nacionalidade Brasileira);
- documento que comprove a exigência de cursar disciplinas na UnB, para revalidação de diplomas.
RESULTADO
Registro
Os dados pessoais do aluno serão registrados e passarão a integrar o cadastro discente de aluno especial.
O sistema incluirá os dados referentes às disciplinas, efetivando a matrícula do aluno especial.
Ciência do Aluno
Os postos avançados da SAA/secretaria de graduação dos campi realizarão o(s) registro(s) após a aprovação da solicitação de admissão como aluno especial, na época prevista no “Calendário Universitário”.
SOLICITAÇÃO INDEFERIDA: 15 dias após o prazo de indeferimento da solicitação, toda documentação será descartada.
SOLICITAÇÃO DEFERIDA: Para efetivação da matrícula, o aluno deverá recolher a taxa semestral correspondente ao número de créditos da(s) disciplina(s) deferida(s) e enviar o comprovante de pagamento para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 23/10/2024.
INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO:
Para realizar o pagamento da taxa de inscrição, o(a) candidato(a) poderá realizar via PIX ou boleto. Conforme as instruções abaixo:
Acessar o link: https://daf.unb.br/pagunb e preencher com os seguintes dados:
Código do serviço: 9091 –28838 - Serviços, estudos, Pesquisas e relacionados
Número de referência: 4173
Nome do/a candidato/a:
Competência (mês e ano corrente):
CNPJ/CPF do/a candidato/a: CPF do/a candidato/a
Vencimento: data corrente
Valor principal: valor da taxa de inscrição - R$ 79,00 (setenta e nove reais)
Clicar em “solicitar”
Escolher a forma de pagamento: PIX ou boleto
Efetuar o pagamento
Enviar o comprovante de pagamento da taxa de solicitação para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 15/10/2024;
Para realizar o pagamento da taxa de matrículas em disciplinas, o(a) candidato(a) poderá realizar via PIX ou boleto. Conforme as instruções abaixo:
Acessar o link: https://daf.unb.br/pagunb e preencher com os seguintes dados:
Código do serviço: 9091 –28838 - Serviços, estudos, Pesquisas e relacionados
Número de referência: 4173
Nome do/a candidato/a:
Competência (mês e ano corrente):
CNPJ/CPF do/a candidato/a: CPF do/a candidato/a
Vencimento: data corrente
Valor principal: preencher com o valor total dos créditos. Por exemplo: disciplina de 4 créditos (60h), o valor total devido é de R$ 224,00 (duzentos e vinte e quatro reais). Disciplina de 2 créditos (30h), o valor total é R$ 112,00 (cento e doze reais).
Clicar em “solicitar”
Escolher a forma de pagamento: PIX ou boleto
Efetuar o pagamento
Enviar o comprovante de pagamento da taxa de créditos para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 23/10/2024;