Hábitos de Inovações nas Organizações

 

 

Título (1): HÁBITOS DE INOVAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

 

Resumo: Se queremos entender como os hábitos podem modificar o processo de inovação e, em particular, os momentos da implementação, cabe notar as situações em que esse processo decorre da prática de um hábito.

 

• Quais as particularidades que caracterizam os pequenos hábitos, aqueles que se diferenciam por serem ações simples e rápidas?

• Que hábitos são influenciados pela cultura organizacional?

 

Uma vez entendido o que seja um hábito, precisaremos inserir essa noção no processo de inovação, e saber que fatores tecnológicos irão influenciar essas situações, de um lado e, quais as escolhas e preferências de grupos de usuários, de outro lado, durante a implementação.

 

A seguir, poder-se-á relatar o que é feito na prática organizacional que favorece priorizar os hábitos capazes de serem replicados. E nas conclusões finalizamos relatando os insights aprendidos ao reler e pesquisar sobre o conjunto de temas integrados, pois a essa altura, haverá um entendimento mais completo do conjunto tratado.


 

Miniatividades:

1.1 - Implementando Hábitos nas Organizações - Período: 21/07/2021 a 27/07/2021

Hábitos são ações diferenciadas da psique humana, a sustentar com leveza práticas individuais ou coletivas. As rotinas se tornam hábitos quando a ação conduz a uma recompensa. Hábitos respondem a estímulos coincidentes e acionam rotinas. Nos indivíduos se instalam nos Gânglios Basais, e nas organizações nas práticas que adicionam valor a seus membros.

LINK: https://giosunb.wordpress.com/habito-subtema-1-habitos-e-minis/

 

1.2 - O Processo de Inovar - Período: 28/07/2021 a 3/08/2021

Rogers ao focar na inovação dentro das organizações buscava invenções capazes de incorporar oportunidades a gerar valor para a organização e ainda de resolver problemas que as vezes eram desconhecidos. Benvenutti tem foco no ecossistema e de como invenções se aplicadas competentemente tem como alcance o mercado de modo sustentável. Agora Leavitt é o mestre do modelo de como permitir que as aparas da tecnologia inovadora possam ser aparadas enquanto o equilíbrio entre os papéis desempenhados se por um lado se ajustam, também ajustam a própria tecnologia na busca de um equilíbrio entre componentes a incluir processos e estruturas.

LINK: https://giosunb.wordpress.com/habito-subtema-2-processos-de-inovacao/

 

1.3 - Atributos Influenciadores da Invenção - Período: 4/08/2021 a 10/08/2021

A adoção de inovações é influenciada em mais de 50% dos casos, segundo Rogers, por cinco fatores principais: Vantagem Relativa, Compatibilidade, Observabilidade, Experimentabilidade e Complexidade. Logo estabelecer hábitos que permitam antever como esses fatores irão beneficiar ou dificultar a implementação é o pulo do gato do lado tecnológico da ação de implementação. A IBM por exemplo errou duplamente. Primeiro deixou passar batido a xerografia, nos anos 50, ao ignorar sua vantagem relativa e já depois implementou a comercialização do teclado Dvorak, não se apercebendo de como a complexidade barraria seu aproveitamento.

LINK: https://giosunb.wordpress.com/habitos-subtema-3-atributos-da-tecnologia/

 

1.4 - Prioridades na Escolha dos Implementadores - Período: 11/08/2021 a 17/08/2021

A curva de Rogers é um conceito de inovação cujo foco é tão essencial, quanto o são os atributos da tecnologia. Entender sua lógica favorecerá a conquista de inovações bem-sucedidas de modo ágil. Que tipos de usuários serão mais ou menos receptivos à inovação é uma indagação chave a ser praticada, se desejarmos criar hábitos de inovação nas organizações. Desse modo treinar a percepção de quem terá uma participação será importante no processo de implementação será um benefício. É necessário que seja reforçada a capacidade de conhecer o perfil daqueles resistentes a inovações e distingui-los dos que se entusiasmam com elas. Assim é que promover essa priorização de usuários será destaque para as organizações exibir hábitos de inovar.

LINK: https://giosunb.wordpress.com/habitos-subtema-4-meio-social-como-se-aproximar-dos-que-interessam/

 

1.5 - Hábitos Angulares - Período: 18/08/2021 a 24/08/2021

Instalar hábitos de inovação nas organizações é bom, mas selecionar os angulares entre as escolhas disponíveis, certamente proporciona uma repercussão bem mais ampla. Dentre as histórias de sucesso neste tipo de empreendimento a que até agora nos chamou mais atenção é que conta que quando da escolha de um novo CEO os stakeholders da ALCOA primeiro se assustaram com a proposta de cuidar da segurança das pessoas e depois constataram o como esse hábito que funciona feito uma alavanca, além de trazer mais tranquilidade para as famílias dos empregados, trouxe mais rendimento no funcionamento da organização e consequentemente tornou a empresa mais competitiva.

LINK: https://giosunb.wordpress.com/habitos-subtema-5-habitos-angulares/


 

 

 

Período: 21/07/2021 a 24/08/2021

Atenção: Necessário enviar para o Professor (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) o e-mail que será cadastrado para acesso à AULA DE ABERTURA, via plataforma ZOOM, no dia 21 de julho a partir das 8h.

 

Carga Horária: 30 horas

 

Vagas: 20 (10 para alunos + 10 para público externo)

 

Coordenador Geral: Prof. Guillermo Asper, Ph.D. (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / WhatsApp: 61 - 99833.8330)

 

Manual SIGAA: manual de ajuda para inscrição no Sistema SIGAA

 

Link inscrição: https://sig.unb.br/sigaa/link/public/extensao/acessarAreaInscrito

 

Link da ação no SIGAA: https://sig.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1978

 

Material de apoio: GIOS Inovação de Processos em Organizações

 

Link para o grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GTygrv8CvhjJMDGjbsRFFz

 

Trabalhos: Toda atividade de entrega de trabalhos será efetuada via post no Grupo GiosUnB do Facebook

 

Divulgação: