29 de abril de 2021

Sabemos que este mês de abril não é dado a comemorações. Vivemos tempos tão tristes e turbulentos, em tantos sentidos, que parece estranho pretender comemorar qualquer coisa.

De toda forma, não podemos deixar passarem sem menção os 35 anos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília. O CEAM é o mais antigo centro de estudos avançados do Brasil, e em sua esteira outros tantos centros de formaram. Hoje o CEAM é membro do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados, da recente Rede Latino-Americana de Estudos Avançados e se prepara para integrar a associação internacional que reúne esses centros nos cinco continentes. Também participa ativamente da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu e mantém convênios com onze países.

O CEAM completa 35 anos com uma história bem sucedida de articulação interdisciplinar na abordagem holística de problemas sociais contextualizados, mostrando relevância e vanguarda em temas que vão desde os estudos de gênero e raça, às políticas públicas em várias áreas, aos direitos humanos e a muitos outros temas. Aos 35 anos o CEAM reúne 37 Núcleos Temáticos, dois programas de pós-graduação com mestrado e doutorado e uma especialização. Reúne nas coordenações dos Núcleos e Programas docentes de 32 unidades da UnB, atuando na promoção da integração interdisciplinar dentro e fora da UnB.

A bonita história do CEAM nos indica que por pesado que seja o presente, não podemos esquecer nunca o papel de resistência dos espaços de ação das universidades.

O CEAM foi e continua sendo um desses espaços.Vida longa ao CEAM e parabéns a todas, todes, todos que constroem essa história a cada dia!

Viviane de Melo Resende

Diretora Ceam/UnB