Desenvolvimento à moda brasileira: dinheiro e desigualdades na educação

Tese de Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional - PPGDSCI/CEAM/UnB - Brasília, 2018

Descrição do trabalho: 

Essa obra evidencia historicamente como a busca pelo lucro e as desigualdades de raça, gênero, renda e classe estruturaram tanto o desenvolvimento à moda brasileira quanto as políticas públicas de educação. Advinda de estudo teórico, pesquisa bibliográfica e documental, analisou por meio dos manifestos da educação brasileira, como a sociedade civil entendeu e reagiu ao processo de desenvolvimento e suas relações no campo da educação. A diligente e competente reconstrução histórica, social e política do modelo de desenvolvimento serviu de aporte para entender a dinâmica desse processo e a análise dos manifestos da educação permitiram a compreensão da conjuntura de cada tempo histórico, pois revelaram os cenários em que se inseriram as lutas e as conquistas. Revela como a sociedade civil não percebeu as bases que estruturaram a educação no Brasil, como também, a importância dos instrumentos políticos de ação pública. Enfatiza como o movimento histórico das bases de estruturação educacional e social ajuda a pensar a atualidade política. Aponta a necessidade da construção de uma nova hegemonia e a implementação de uma democracia radical.

 

Características:

Ano: 2021

Autor: URÂNIA FLORES DA CRUZ FREITAS

Selo: Dialética

ISBN: 9786558779186

Nº de Páginas: 252

Referência:

CRUZ FREITAS, Urânia Flores da – 2018. Desenvolvimento à Moda Brasileira: dinheiro e desigualdades como bases estruturantes da educação Urânia Flores da Cruz Freitas; Orientadora: Doriana Daroit – 2018. 254f.

 

 

Acesso: https://editoradialetica.commercesuite.com.br/humanidades/desenvolvimento-a-moda-brasileira-dinheiro-e-desigualdades-na-educacao

 

 

URÂNIA FLORES (@uraniaflores)

Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB. (PPGDSCI/CEAM). Mestre em Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília, Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP; Graduada em Pedagogia e Alfabetização - Católica de Brasília, Pesquisadora do GEPIN - Grupo de Estudos e Pesquisa Instrumento de Gestão/FACE/UnB, do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade - NELIS/CEAM/UnB, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas - NEPP/UNESP. Membra do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua - CIAMPRua/DF., da comunidade GIGAPP, do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS/UNB, da Associação Latino Americana de Estudos do Discurso (Aled). Professora da Secretaria de Estado e de Educação do Distrito Federal; Professora colaboradora da Universidade de Brasília, Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prospectiva Estratégica em Políticas Públicas -LabPE. Realiza estudos pós-doutorais na Universidade de Brasília (2020).