Tese de Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional - PPGDSCI/CEAM/UnB - Brasília, 2018 |
Descrição do trabalho: Essa obra evidencia historicamente como a busca pelo lucro e as desigualdades de raça, gênero, renda e classe estruturaram tanto o desenvolvimento à moda brasileira quanto as políticas públicas de educação. Advinda de estudo teórico, pesquisa bibliográfica e documental, analisou por meio dos manifestos da educação brasileira, como a sociedade civil entendeu e reagiu ao processo de desenvolvimento e suas relações no campo da educação. A diligente e competente reconstrução histórica, social e política do modelo de desenvolvimento serviu de aporte para entender a dinâmica desse processo e a análise dos manifestos da educação permitiram a compreensão da conjuntura de cada tempo histórico, pois revelaram os cenários em que se inseriram as lutas e as conquistas. Revela como a sociedade civil não percebeu as bases que estruturaram a educação no Brasil, como também, a importância dos instrumentos políticos de ação pública. Enfatiza como o movimento histórico das bases de estruturação educacional e social ajuda a pensar a atualidade política. Aponta a necessidade da construção de uma nova hegemonia e a implementação de uma democracia radical.
|
||
|
|||
URÂNIA FLORES (@uraniaflores) Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB. (PPGDSCI/CEAM). Mestre em Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília, Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP; Graduada em Pedagogia e Alfabetização - Católica de Brasília, Pesquisadora do GEPIN - Grupo de Estudos e Pesquisa Instrumento de Gestão/FACE/UnB, do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade - NELIS/CEAM/UnB, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas - NEPP/UNESP. Membra do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua - CIAMPRua/DF., da comunidade GIGAPP, do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS/UNB, da Associação Latino Americana de Estudos do Discurso (Aled). Professora da Secretaria de Estado e de Educação do Distrito Federal; Professora colaboradora da Universidade de Brasília, Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prospectiva Estratégica em Políticas Públicas -LabPE. Realiza estudos pós-doutorais na Universidade de Brasília (2020). |
|||