Em comemoração a primeira década de existência da Lei n. 12.711/2012 - De 1 a 29 de agosto de 2022

INSCRIÇÃO/INSCRIPCIÓN: https://sig.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/6206

(PT)

O simpósio é promovido pelo Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, financiado pelo Programa de Apoio a Eventos (PAEP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/), o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGECsA), a Secretaria de Direitos Humanos (SDH/UnB), o Grupo De Estudos Interdisciplinares Sobre Gênero (GREIG) e a Corporación Universitária Autónoma del Cauca (UniAutónoma).

A temática do evento ganha maior relevância no contexto da comemoração da primeira década de existência da Lei n. 12.711 de 2012. Entre 36 projetos de lei em trâmite no legislativo brasileiro alguns zelam pela continuidade da lei e outros se posicionam contra o teor racial da reserva de vagas. A implementação de políticas afirmativas no ensino superior brasileiro se tornou referência no contexto latino-americano, embora Equador e Uruguai também possuam regulamentação nacional específica e universidades da Colômbia, México e Bolívia possuam experiências diferenciadas de implementação. Desse modo, o simpósio almeja suscitar contribuições para o aperfeiçoamento dessa política mediante debates presenciais e remotos nas segundas-feiras do mês de agosto. As reflexões em perspectiva subcontinental focalizam os avanços e entraves das ações afirmativas nas universidades públicas do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e México. Assim como no Brasil, esses países comportam altos índices de exclusão no acesso e na permanência e as taxas de concluintes requerem melhorias. O evento destina a discentes e docentes e à comunidade externa, sendo necessária a inscrição pelo SIGAA através do link: https://sig.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/6206

(EP)

El simposio es promovido por el Núcleo de Estudios de Lenguaje y Sociedad (NELIS) del Centro de Estudios Avanzados Multidisciplinares (CEAM), financiado por el Programa de Apoyo a Eventos (PAEP) de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes), en alianza con el Programa de Postgrado en Derechos Humanos y Ciudadanía (PPGDH), el Programa de Postgrado em Desarrollo, Sociedad y Cooperación Internacional (PPGDSCI/), el Programa de Postgrado en Ciencias Sociales (PPGECsA), la Secretaria de Derechos Humanos (SDH/UnB), el Grupo de Estudios Interdisciplinares Sobre Género (GREIG) e la Corporación Universitaria Autónoma del Cauca (UniAutónoma).

El tema del evento adquiere mayor relevancia en el contexto de la conmemoración de la primera década de existencia de la ley n. 12.711 de 2012. Entre 36 proyectos de ley en curso en la legislatura brasileña, algunos aseguran la continuidad de la ley y otros se pronuncian contra el contenido racial de la reserva de escaños. La implementación de políticas afirmativas en la educación superior brasileña se ha convertido en una referencia en el contexto latinoamericano, aunque Ecuador y Uruguay también tienen regulaciones nacionales específicas y universidades de Colombia, México y Bolivia tienen diferentes experiencias de implementación.

De esta forma, el simposio pretende estimular aportes para nutrir esa política a través de la realización de debates, presenciales y a distancia, los lunes de agosto. Las reflexiones desde una perspectiva subcontinental se centran en los avances y obstáculos de las acciones afirmativas en las universidades públicas de Brasil, Bolivia, Colombia, Ecuador y México. Al igual que en Brasil, estos países presentan preocupantes indicadores de exclusión en términos de acceso y permanencia y requieren mejorar sus índices de egresados. El evento está dirigido a estudiantes, docentes y a la comunidad externa. A las personas interesadas en el certificado de asistencia se les recomienda realizar la inscripción a través del Sistema Integrado de Gestión de Actividades Académicas (SIGAA) de la Universidad de Brasilia. Link SIGAA: https://sig.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/6206

Informações Técnicas

1.agosto.2022 - 1ª Sessão - atividade presencial

9h - 12h30 (horário Brasília) e 7h - 10h (Quito)