Na última Reunião do Conselho Deliberativo do CEAM, foi lançado o site do Repositório de Memória do CEAM, um dos produtos resultantes do "Renovação Projeto Memória do Ceam". O Repositório dedica-se à preservação e à construção ativa da memória deste Centro. Não pretende ser uma origem estática de consulta, mas sim uma fonte dinâmica que contemple conquistas passadas relacionando-as a trabalhos presentes e por vir.

Documentos e fotos históricas estão disponíveis na aba MEMÓRIA, onde se encontram algumas das imagens da construção do Pavilhão Multiuso I (endereço do Ceam); documentos de criação dos Núcleos Temáticos; publicações históricas (como o primeiro número da Revista do CEAM); cartazes de eventos passados, entre outros. Nesse mesmo item de menu, pode-se ter acesso às cerimônias de outorga de títulos de Emérita/o recebidos por docentes vinculados/as do CEAM, e ao conteúdo completo do Seminário comemorativo 35 anos do CEAM, em outubro de 2021.

A seção PRODUÇÃO reúne apenas ações e produções indicadas por núcleos do CEAM como constitutivos de sua história, e está ainda em preparação. Trata-se de espaço de atualização constante, onde os Núcleos Temáticos e os Programas de Pós-graduação poderão reunir resultados de suas produções passadas e presentes, selecionadas por tema ou por Núcleo/PPG. Lá encontram-se projetos de pesquisa, projetos de extensão, cursos, eventos e outros que tenham determinado destaque ou relevância para história e desenvolvimento de cada núcleo.

Em PUBLICAÇÕES, encontra-se a coleção digitalizada dos Cadernos do CEAM, desde o número de lançamento, de 1988, além do e-book Histórias Cruzadas: a cidade e a Universidade, que inova trazendo um formato combinado entre escrita e fala, pelas vozes das autoras e autores. Trata-se de resultado de um projeto realizado pelo CEAM no âmbito dos 60 anos de Brasília, muito oportuno também agora, nos 60 anos da UnB. Um experiência de leitura e escuta a conferir.

É assim que o Repositório chega para conectar, no presente, o passado e o futuro. Seu conteúdo convida o público a conhecer um pouco dessa trajetória de construção, do desenvolvimento da concepção do CEAM em seus 35 anos de existência na Universidade de Brasília, e os horizontes que daí despontam.

Acesso: https://memoria.ceam.unb.br

Divulgação: