Live dia  2.dezembro.2021, ás 9h (horário Brasília/BR)

NEPeM na Campanha Voz Para Todas
 

 

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Mulher – NEPeM , do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – CEAM/UnB adere à Campanha Voz Para todas e promoverá no dia 2 de dezembro de 2021, às 9h (horário Brasília/BR) a live “Porque Precisamos da Lei Maria da Penha”.

 

O referido evento online ocorrerá no âmbito dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, mobilização nacional que tem o intuito de enfatizar a relação entre o fim da violência de gênero e os princípios fundamentais dos direitos humanos. O propósito é contribuir com mais informações sobre os contornos da Lei Maria da Penha, buscando prover esclarecimento e conscientização à população.

 

 

PARTICIPAÇÃO

• ELA WIECKO

. Professora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania/CEAM/UnB;
. Coordenadora do NEPeM e do Fórum LMP;
. Integrante do Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres;
. Coordenadora do Grupo de pesquisa Direito, Gênero e Famílias e do Projeto de Extensão de Ação Contínua Maria da Penha: atenção e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Ceilândia/DF.


• LIA ZANOTTA MACHADO

. Professora Emérita da UnB (2021);
. Doutora em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade de São Paulo (1980);
. Pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris) (1994);
. Pesquisadora Colaboradora Sênior da Universidade de Brasília desde 2014;
. Integra o Comitê Acadêmico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS);
. Integra o NEPeM e o Consórcio Lei Maria da Penha.


• THIAGO ANDRÉ DE ÁVILA PIEROBOM

. Promotor de Justiça do MPDFT, é titular da 2ª Promotoria de Justiça de Violência Doméstica contra a Mulher de Brasília;
. Integrante do Fórum Lei Maria da Penha do NEPeM;
. Doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa (2015);
. Estágio de Pós-Doutorado em Criminologia pela Universidade Monash, Austrália (2017);
. Professor associado do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB.

 

• GISLAINE REIS

. Juíza titular de Violência Doméstica e Familiar há 9 anos, atualmente no Juizado de Santa Maria/DF;
. Coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT, desde 2018;
. Especialização em Atendimento a Pessoas em Situação de Violência (Uniredentor/RJ);
. Cursos sobre violência de gênero em Roma e Sevilha;
. Capacitações da rede de atendimento.

 

• RÚBIAN COUTINHO

. Promotora de Justiça do MP/GO, é titular da 63ª Promotoria de Justiça de Goiânia (1994), e atua no 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (2008);
. Membra da COPEVID (Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher) e atualmente Coordenadora;
. Mestra em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG);
. Especialista em Atendimento Sistêmico à Família e Redes Sociais pela Universidade Católica de Goiás (PROPE/PUC);
. Especialista em Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

   
   

SERVIÇO:

Live: “Porque Precisamos da Lei Maria da Penha”

Data/Horário: 2 de dezembro de 2021 às 9h

Acesso livre: https://www.youtube.com/watch?v=EAjXoLmYF-4

 

* Prezadas(os) participantes, para garantir o certificado desta atividade é necessário realizar o cadastro no SIGAA e preencher o formulário de presença a ser divulgado durante a transmissão.

 ** Como se cadastrar no SIGAA - Acesse o link: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf e clique na opção "Ainda não possuo cadastro!"

 

 

   

MPCE e parceiros lançam campanha nacional em defesa da Lei Maria da Penha

   
   
   

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (NUPROM) e em conjunto com inúmeros parceiros de atuação local e nacional, apresenta a campanha “Voz para todas – Nós e a Lei Maria da Penha pelo fim da violência contra as mulheres”. Com lançamento oficial no dia 25 de novembro, a primeira fase segue até o dia 10 de dezembro. A programação inclui a publicação de conteúdos educativos em redes sociais e promoção de eventos virtuais sobre o tema.

 

Criada com o intuito de conscientizar e de debater com a população sobre a importância da Lei Maria da Penha no combate à violência doméstica, a “Voz para Todas” será realizada ao longo dos “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma mobilização mundial que tem o intuito de enfatizar a relação entre o fim da violência de gênero e os princípios fundamentais dos direitos humanos.

 

" A campanha Voz para Todas foi idealizada para o que realmente o seu nome diz: dar voz aos direitos das mulheres. Para isso, congregamos instituições da rede que lutam pelos direitos das mulheres, não só instituições públicas, mas também organizações não-governamentais”, explica Lucy Antoneli, promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom). E completa: “Você está convidado a se juntar a essa luta. Vamos dar voz, voz para todas!”.

 

São parceiros da campanha: Âmago; Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ); Casa da Mulher Brasileira do Ceará; Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL); Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde (CRMFC); Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres (CLADEM/ Brasil); Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (COPEVID); Consórcio Lei Maria da Penha; Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (CEPPM); Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará;  Instituto Maria da Penha;  Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público de Goiás (MPGO); Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NEPeM).

 

Acompanhe toda a programação nas redes sociais do MPCE: www.instagram.com/mpce_oficial; www.facebook.com/mpce.oficial e twitter.com/mpce_oficial