Revisão de Menção Final

Definição: Reavaliação da menção final atribuída pelo professor ao aluno em disciplina, para que seja revista e alterada no período.

Aplicação:

  • Aluno regular
  • Aluno especial

Pontos Fundamentais:

  • É direito do aluno conhecer, antecipadamente, os indicadores de avaliação de desempenho acadêmico, tomar conhecimento das menções parciais a ele atribuídas e das correções efetivadas, bem como solicitar a revisão de menção final.
  • Cabe pedido de revisão de menção sempre que o aluno não concordar com a menção que lhe foi atribuída pelo professor.
  • Quando a menção final for mantida, a unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina ficará de posse do processo até o prazo final para interposição de recurso.
  • Quando o parecer emitido pelo professor for o de alterar a menção de aprovação para reprovação, o processo deverá conter também a homologação da Câmara de Ensino de Graduação antes do lançamento em sistema.

Roteiro de solicitação / Solicitação Inicial:

(Estudante): deverá preencher o formulário de revisão de menção do CEAM e enviar para o e-mail da Secretaria do CEAM
ceam@unb.br junto com a documentação comprobatória que fundamente o pedido.

Link do formulário:

FORMULARIO-REVISAO-DE-MENCAO
(download arquivo .doc)

Período: o estabelecido no “Calendário Universitário”. 

(Secretaria): Caso o(a) estudante tenha realizado o preenchimento da forma correta e completa, a secretaria inserirá o pedido no SEI e encaminhará ao docente responsável.

Análise

(Docente): O(a) docente responsável analisará o pedido de revisão e emitirá o parecer em formulário específico no SEI. O(a) docente possui 15 dias para a análise do pedido a partir da solicitação do(a) estudante.

Critérios:

  • Parâmetros de avaliação previamente definidos pelo professor da disciplina.
  • Coerência com o plano de ensino da disciplina.
  • Instrumentos não-documentais: quando a menção atribuída for comprovada e justificadamente fundamentada em instrumentos de avaliação não-documentais, será exigido, além do plano de ensino com os critérios de avaliação, um relatório do desempenho do aluno.

Resultado

(Secretaria): Em caso de indeferimento, o pedido é arquivado pela secretaria. Em caso de deferimento, o pedido é encaminhado, via SEI, para a administração da Universidade para que os ajustes sejam realizados. Em ambos os casos, a secretaria comunica o(a) solicitante acerca do teor da análise final.

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