Definição: Reavaliação da menção final atribuída pelo professor ao aluno em disciplina, para que seja revista e alterada no período.
Aplicação:
- Aluno regular
- Aluno especial
Pontos Fundamentais:
- É direito do aluno conhecer, antecipadamente, os indicadores de avaliação de desempenho acadêmico, tomar conhecimento das menções parciais a ele atribuídas e das correções efetivadas, bem como solicitar a revisão de menção final.
- Cabe pedido de revisão de menção sempre que o aluno não concordar com a menção que lhe foi atribuída pelo professor.
- Quando a menção final for mantida, a unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina ficará de posse do processo até o prazo final para interposição de recurso.
- Quando o parecer emitido pelo professor for o de alterar a menção de aprovação para reprovação, o processo deverá conter também a homologação da Câmara de Ensino de Graduação antes do lançamento em sistema.
Roteiro de solicitação / Solicitação Inicial:
(Estudante): deverá preencher o formulário de revisão de menção do CEAM e enviar para o e-mail da Secretaria do CEAM
ceam@unb.br junto com a documentação comprobatória que fundamente o pedido.
Link do formulário:
FORMULARIO-REVISAO-DE-MENCAO (download arquivo .doc)
Período: o estabelecido no “Calendário Universitário”.
(Secretaria): Caso o(a) estudante tenha realizado o preenchimento da forma correta e completa, a secretaria inserirá o pedido no SEI e encaminhará ao docente responsável.
Análise
(Docente): O(a) docente responsável analisará o pedido de revisão e emitirá o parecer em formulário específico no SEI. O(a) docente possui 15 dias para a análise do pedido a partir da solicitação do(a) estudante.
Critérios:
- Parâmetros de avaliação previamente definidos pelo professor da disciplina.
- Coerência com o plano de ensino da disciplina.
- Instrumentos não-documentais: quando a menção atribuída for comprovada e justificadamente fundamentada em instrumentos de avaliação não-documentais, será exigido, além do plano de ensino com os critérios de avaliação, um relatório do desempenho do aluno.
Resultado
(Secretaria): Em caso de indeferimento, o pedido é arquivado pela secretaria. Em caso de deferimento, o pedido é encaminhado, via SEI, para a administração da Universidade para que os ajustes sejam realizados. Em ambos os casos, a secretaria comunica o(a) solicitante acerca do teor da análise final.
