GRADUAÇÃO CEAM - Revisão de Menção Final

 

Definição
Reavaliação da menção final atribuída pelo professor ao aluno em disciplina, para que seja revista e alterada no período.

 

Aplicação

• Aluno regular
• Aluno especial

 

Pontos Fundamentais

• É direito do aluno conhecer, antecipadamente, os indicadores de avaliação de desempenho acadêmico, tomar conhecimento das menções parciais a ele atribuídas e das correções efetivadas, bem como solicitar a revisão de menção final.

• Cabe pedido de revisão de menção sempre que o aluno não concordar com a menção que lhe foi atribuída pelo professor.

• Quando a menção final for mantida, a unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina ficará de posse do processo até o prazo final para interposição de recurso.

• Quando o parecer emitido pelo professor for o de alterar a menção de aprovação para reprovação, o processo deverá conter também a homologação da Câmara de Ensino de Graduação antes do lançamento em sistema.

 

Roteiro de solicitação / Solicitação Inicial

(Estudante): deverá preencher o formulário de revisão de menção do CEAM (logado via e-mail institucional) e anexar toda a documentação comprobatória que fundamente o pedido.

 

• Link do formulário: https://forms.office.com/r/SUE2ZLwLnV


Obs.: Os arquivos anexados deverão ser enviados apenas em formato PDF ou imagem. O(a) estudante só poderá enviar o número máximo de 5 arquivos e cada arquivo não pode ultrapassar o tamanho de 10MB.

 

Período: o estabelecido no “Calendário Universitário”. (Para o semestre 2021/2, até 17/06/22).

(Secretaria): caso o(a) estudante tenha realizado o preenchimento da forma correta e completa, a secretaria inserirá o pedido no SEI e encaminhará ao docente responsável.

 

Análise

(Docente): O(a) docente responsável analisará o pedido de revisão e emitirá o parecer em formulário específico no SEI. O(a) docente possui 15 dias para a análise do pedido a partir da solicitação do(a) estudante.

 

Critérios

Parâmetros de avaliação previamente definidos pelo professor da disciplina.

Coerência com o plano de ensino da disciplina.

Instrumentos não-documentais: quando a menção atribuída for comprovada e justificadamente fundamentada em instrumentos de avaliação não-documentais, será exigido, além do plano de ensino com os critérios de avaliação, um relatório do desempenho do aluno.

 

Resultado

(Secretaria): Em caso de indeferimento, o pedido é arquivado pela secretaria. Em caso de deferimento, o pedido é encaminhado, via SEI, para a administração da Universidade para que os ajustes sejam realizados. Em ambos os casos, a secretaria comunica o(a) solicitante acerca do teor da análise final.