Código:209082

Denominação:A Cidade e a Terceira Idade

Nível:Graduação Vigência:1971/2

Pré-req:Disciplina sem pré-requisitos

Estudos urbanos relacionados ao envelhecimento da população. Aspectos demográficos, sociológicos, antropológicos, geográficos, políticos, econômicos, de serviço social, históricos, psicológicos e do desenvolvimento humano. Relações entre as organizações urbanas, projetos de espaços urbanos e arquitetônicos e seu uso pela população da terceira idade. Estudos de casos relacionados às situações experienciadas por idosos. Avaliação da qualidade de vida dos idosos em face de políticas públicas dirigidas às famílias e aos indivíduos. Promoção da qualidade de vida dos idosos e advocacia de seus interesses no usufruto do ambiente urbano. Delineamento de pesquisas e iniciativas públicas para a promoção da qualidade de vida na terceira idade. Programa: PROGRAMA DE ESTUDOS:

Nesta segunda versão do curso, buscaremos honrar os elevados objetivos do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (NEPTI, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da UnB), oferecendo uma série de temas de pesquisa enriquecidos com as pesquisas factuais, relacionadas aos temas -, de forma a nos guiar no amplo e promissor universo dos estudos e pesquisas da Terceira Idade.

Nesse sentido, a atual disciplina representa um primeiro esforço de retomada do NEPTI, que teve dias notáveis à época de sua criação, em meados dos anos 1990, mas que perdeu sua força ao longo da década de 2000, envelhecendo rápido, e se constituindo em uma inquietante metáfora para seu próprio objeto de estudo.

A RETOMADA DAS ATIVIDADES DE UM IMPORTANTE NÚCLEO MULTIDISCIPLINAR DA UnB

Assim, a atual disciplina pretende, literalmente, reconstruir o NEPTI, eventualmente aliciando estudiosos e interessados em sua revitalização, renovando-o e novamente fortalecendo essa pequenina célula-tronco universitária. Nesse outro sentido, o esforço de reconstrução de um núcleo de pesquisas através de uma disciplina que disserta sobre o grande mapa dos conhecimentos acerca da Terceira Idade também é uma (acalentadora) metáfora acerca de seu próprio objeto de estudos.

Contudo, o mais importante viés a ser considerado em nosso programa de estudos é mesmo o ambiente urbano, palco do envelhecimento da maior parte de nossas populações humanas da atualidade. A maior parte dos seres humanos vive em cidades, e essa habitat não para de se transformar. A grande questão é: a cidade do século 21 está a transformar-se NO QUÊ? Quais são as forças que modelam e comandam essas transformações? Quais são seus valores e realizações? Quais são seus custos e impactos?

Sobretudo, devemos perguntar: como os fenômenos de envelhecimento das populações humanas são considerados nesses processos de transformação? No que o envelhecimento importa para a cidade do século 21? Que tipo de questionamento é colocado à cidade e às políticas urbanas (e públicas) pelos fenômenos do envelhecimento das populações humanas?

De forma sumária, o desenho atual da disciplina A Cidade e a Terceira Idade busca estimular o questionamento da pesquisa através de procedimentos elementares de ensino, de encontros entre professor e estudantes, entre pesquisadores e autoridades, entre ativistas e cidadãos interessados na qualidade de vida na terceira idade.

BIBLIOGRAFIA

AFONSO, M. R. Trabalhando com a terceira idade Trajetórias. Pelotas: Editora da UFPEL, 2009.

COSTA, R. C. Terceira Idade Hoje. Canos: Ulbra, 2007.

FRAIMAN, A.P. Sexo e afeto na terceira idade. São Paulo: Editora Gente, 1994.

LAHUD, A. Terceira idade. Brasília: Editora da UnB, 2004.

MOREIRA, M. H. Para você, da Terceira, Quarta e qualquer idade. Niterói: Muiraquitã, 2008.

OLIVEIRA, R.C.S. Terceira Idade. São Paulo: Paulinas, 1999.

PINTOS, C.C.G. A família e a terceira idade. São Paulo: Paulinas, 1998.

PORTELLA, M.R. Grupos de terceira idade. Passo Fundo: UPF Editora.

VERAS, R. P. Terceira idade. Desafios para o 3º milênio. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.

______. Terceira idade. Um envelhecimento digno. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.