APRESENTAÇÃO

 

A proposta do Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade (EPPIJD) responde a demandas de profissionais de diferentes áreas que prestam serviços na área de Políticas Públicas. Estas demandas, ora assumidas pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), provêm de profissionais do setor público, da sociedade, de organizações da cooperação internacional, do Legislativo e da própria Universidade de Brasília (UnB).

 

De modo a responder a tais demandas, o curso visa qualificar profissionais, produzir conhecimentos e apresentar alternativas para minorar a situação de vulnerabilidade e de violação de direitos de crianças, adolescentes e jovens, vítimas de desigualdades sociais relativas as questões de gênero, raça, etnia e diversidade sexual. Além disso, ao capacitar profissionais e técnicos para atuarem nessa realidade o curso contribuirá para estruturação de políticas públicas em nível distrital, regional, nacional e internacional. Dessa forma, a vocação do curso de EPPIJD direciona-se à intervenção na realidade, com um arcabouço interdisciplinar teórico e metodológico consistente.  

 

Dada a complexidade da realidade social e suas múltiplas determinações a proposta do Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade é caracterizada por uma transversalidade relativa às temáticas que aborda e terá, necessariamente, uma perspectiva de proximidade entre as áreas do conhecimento, especialmente pela articulação de departamentos, faculdades e institutos das áreas de ciências sociais e humanas da UnB – sociologia, antropologia, serviço social, geografia, história, psicologia, direito, educação, saúde.  

 

Ademais, do ponto de vista institucional, há que se registrar a importância do Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade no contexto do plano de desenvolvimento da UnB – PDI 2014/2017, o qual tem no seu escopo diretrizes para ampliar oportunidades de educação, assessorar o poder público em todas as áreas do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento técnico científico, dando ênfase ao desenvolvimento regional e a internacionalização da UnB.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS

 

Objetivo geral

 

Formar especialistas a partir de desafios teóricos e metodológicos interdisciplinares que se apresentam para diferentes campos de saber no contexto das Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade

 

 

Objetivos específicos

  • Problematizar as práticas institucionais por meio de marcos teóricos relativos às Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade com a finalidade de capacitar os profissionais, pesquisadores e servidores da UnB capazes de transpor as fronteiras disciplinares e da setorialização para uma práxis multi, interdisciplinar, transversal e intersetorial.

 

  • Oferecer subsídios e ferramentas para a construção de um conhecimento crítico fundamentado na realidade das instituições, da sociedade e dos saberes dos cidadãos que acessam as políticas públicas com a finalidade de construir análises, avaliações e planejamentos pautados nos princípios da incompletude, da territorialidade, da descentralização e participação.

 

  • Desenvolver metodologias e tecnologias inovadoras como soluções a problemas na área de políticas públicas aplicadas a infância, adolescência, juventude e diversidade.

 

  • Contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e ações interdisciplinares e intersetoriais por meio de parceiras com redes locais, nacionais e internacionais (em especial com América Latina, África e Portugal) com vistas à produção e à socialização de conhecimentos/saberes, experiências e práticas institucionais potencializadoras da intervenção no âmbito das Políticas Públicas.

 

 

 

 

PÚBLICO ALVO

 

O Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade é um curso interdisciplinar e destina-se a portadores de diploma de curso superior, de qualquer área do conhecimento, interessados na temática. Podem participar profissionais do setor público, da sociedade e da UnB.

 

Serão oferecidas 50 vagas para a oferta no ano de 2018-2019.

 

 

 

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

O curso será desenvolvido na modalidade semipresencial e terá carga horária total de 405 horas, a ser desenvolvida no período de 12 (doze) meses. As atividades presenciais serão realizadas no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, localizado na Asa Norte/DF. Por sua vez, as atividades a distância serão realizadas em ambiente virtual de ensino-aprendizagem.

 

A estrutura curricular organiza-se em torno de 9 (nove) disciplinas obrigatórias (total de 27 créditos) e um seminário de apresentação dos trabalhos de conclusão de curso individual. A elaboração de trabalho de conclusão de curso, individual, é de caráter obrigatório.

 

A seguir estão identificadas as disciplinas que integram o curso e respectivos docentes.

 

 

 

 

 

 

 

CORPO DOCENTE

 

• Ailta Barros de Souza (Currículo Lattes)

 

• Anderson Pereira de Andrade (Currículo Lattes)

 

• Benedito Rodrigues dos Santos (Currículo Lattes)

 

• Carlos Alberto Ferreira Lima (Currículo Lattes)

 

• Clarice Aparecida dos Santos (Currículo Lattes)

 

• Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira (Currículo Lattes)

 

• Dirce Mendes da Fonseca (Currículo Lattes)

 

• Judith Zuquim (Currículo Lattes)

 

• Maria Auxiliadora Cesar (Currículo Lattes)

 

• Maria Lucia Leal (Currículo Lattes)

 

• Marlucia Ferreira do Carmo (Currículo Lattes)

 

• Patrícia Cristina Pinheiro de Almeida (Currículo Lattes)

 

• Renísia Cristina Garcia Filice (Currículo Lattes)

 

• Tatiana Yokoy de Souza (Currículo Lattes)

 

• Valdenízia Bento Peixoto (Currículo Lattes)

 

• Vicente de Paula Faleiros (Currículo Lattes)

 

 

 

 

CRONOGRAMA

 

·         Previsão de início: Setembro de 2018

 

·         Período de realização: Setembro de 2018 a Setembro de 2019 (previsão)

 

 

 

 

INSCRIÇÕES

 

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, conforme cronograma e orientações definidas no Edital de seleção.

 

Edital (Divulgação em breve, aguardem!)

 

  

 

CONTATOS

CEAM

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Pavilhão Multiuso 1, Bloco A, 1º andar

Asa Norte - CEP: 70.910-900

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

== Página Inicial ==