CEAM | NESP - Núcleo de Estudos em Saúde Pública

 

Por Tamires Marinho

Em 2018, o Observatório da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), completa quatro anos de atuação desenvolvendo ações que colaboram com a disseminação do conhecimento técnico-científico sobre as principais características que constituem a realidade da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT no âmbito do SUS.
 

Nesse período, o Observatório participou de diversos seminários, congressos e oficinas realizados em diferentes cidades do Brasil, além de elaborar o mapeamento das redes de ativismo, ação, pesquisa, publicação, acesso e acolhimento da população LGBT no serviço de saúde e desenvolver cursos de formação para estudantes, pesquisadores/as, docentes, militantes e profissionais do Sistema Público de Saúde com o intuito de qualificar esses atores para que se tornem protagonistas nas ações de implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais em seus territórios.

 

Para 2018, está prevista a realização de uma nova edição do curso de formação de multiplicadores para Implementação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT em mais seis estados da federação, contemplando as cinco regiões do país. O referido curso foi oferecido na Faculdade de Ceilândia da UnB (FCE) no último trimestre de 2017 e obteve excelentes resultados de acordo com a avaliação da coordenação geral do curso.

 

Outra linha de atuação que deve obter destaque nesse semestre refere-se à produção científica do Observatório, que deve ser intensificada a partir da elaboração de artigos que contemplem a experiência do curso de formação a nível nacional. Além disso, está prevista a produção de um documentário com os relatos de experiências obtidos ao longo da aplicação da capacitação.

 

 

== Página Inicial ==