Femifilme- cine-debate 4ª edição (2023 )


Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero (GREIG/ELA/ICS/UnB)

Em parceria com:

Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELIS/CEAM/UnB)

Núcleo de Estudos sobre as Mulheres (NEPeM/CEAM/UnB)

INCT Caleidoscópio

Coordenação de Mulheres (CODIM) da Secretaria de Direitos Humanos (SDH/UnB)

Grupo Mobilidades e contatos de línguas (MOBILANG/IL/UnB)

Grupo Modos epistemológicos, teorías interdependientes y complejidad social (METICS)

 

  


 

• Coordenação
  . Elizabeth Ruano-Ibarra (NELIS/CEAM, INCT Caleidoscópio, PPGECsA/ELA/ICS/UnB)
  . Delia Dutra (UDELAR/CENUR LN - PPGECsA/ELA/ICS/UnB)

 

• Comissão organizadora
  . Elizabeth Ruano-Ibarra (CEAM e GREIG/ELA/ICS)
  . Delia Dutra (UDELAR/CENUR LN e GREIG/ELA/ICS)
  . Patrícia de Barros Marques (PPGECsA/UnB – Centro Interescolar de Línguas (CIL) Recanto das Emas/SEEDF)
  . Susi Francis Amaral (PPGECsA/UnB – Centro de Ensino Fundamental CEF 01 Cruzeiro)

 

 

• Descrição
O Femifilme cine-debate é um instrumento didático-pedagógico e ético-político que visa dinamizar sociabilidades e ritualidades decorrentes do ‘ato de assistir’ conteúdos audiovisuais, especialmente longas-metragens e documentários. Visamos a formação de ‘plateias’, sentidos e interações mediante a facilitação do acesso a audiovisuais que abordem temáticas sobre mulheres, gênero e feminismos latino-americanos, habitualmente marginalizadas pelos critérios mercadológicos do campo audiovisual. Também buscamos promover agenciamentos a partir dos debates gerados em duas sessões anuais do femifilme.


A origem do Femifilme se localiza disciplinarmente nas Ciências Sociais procurando persistentemente o diálogo interdisciplinar. Es uma estratégia de incorporação do gênero audiovisual ao campo de estudos sobre o pensamento latino-americano que, embora nascido na filosofia, nas últimas décadas, tem se voltado quase exclusivamente para a sociologia. Para tanto, o Femifilme se insere na disciplina “pensamento social e político latino-americano”, ministrada no programa de pós-graduação em Ciências Sociais (PPG-ECsA/UnB).


Os audiovisuais escolhidos para exibição-debate atendem ao critério de autoria de mulheres, isto é, têm prioridade as obras de autoria de cineastas, diretoras ou roteiristas mulheres cis, trans ou não binarias latino-americanas. Também poderão ser priorizadas obras de autoria mista ou não binaria. Outro critério de priorização diz respeito ao país de origem ou vínculo dessas autorias assim como de localização geográfica da trama para favorecer aqueles países latino-americanos com menor incidência na divulgação audiovisual.


O exercício de priorização das obras para cada edição anual do Femifilme se fundamenta na construção coletiva entre es integrantes do GREIG/ELA/ICS/UnB. A seleção dos conteúdos audiovisuais toma como ponto de partida o levantamento audiovisual iniciado em 2019 , com atualização constante, e que alcança um total de 54 obras produzidas em nove países latino-americanos: Argentina, Brasil, Costa Rica, Cuba, Chile, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

 

 

• Objetivos
  . Facilitar o acesso a audiovisuais que focalizam tramas sobre mulheres, gênero e feminismos latino-americanos;
  . Compor ‘públicos/plateias’, sentidos e interações a partir da estratégia didático-pedagógico e ético-política do cinema-debate.

 

• Resultados 2019-2022
  . Três edições com duas sessões de debate cada uma;
  . 200 participantes, público interno e externo à UnB;
  . Envolvimento de discentes de graduação e pós-graduação e de docentes da UnB e outras universidades – IFMG - na execução da atividade;
  . Fortalecimento das atividades de extensão do GREIG/ELA/ICS/UnB.

 

• Metodologia
Cada sessão do Femifilme se compõe de dois momentos: um assíncrono e outro síncrono online. No primeiro, cada participante assiste, em data e horário de preferência, o filme/documentário. Sempre que possível será divulgado o link de acesso gratuito ao filme-documentário em questão. É recomendável o registro escrito sobre cenas ou ideias-chave que emergem durante o contato com o audiovisual em tela para apresentá-las durante a sessão síncrona.


A sessão síncrona online é dedicada à roda de conversa ou diálogo do filme/documentário e tem uma duração de duas horas. O diálogo é conduzido por quatro pessoas, a anfitriã ou membra da comissão organizadora, uma convidada, e duas moderadoras uma delas voltada exclusivamente para o chat do canal institucional do Youtube. A moderadora abre a sessão apresentando um breve histórico do FemiFilme e do currículo da anfitriã e da convidada. Tanto a anfitriã como a convidada contarão com até 15 minutos para apresentar seus comentários-impressões sobre o filme/documentário. O enfoque dessas apresentações é de livre escolha. Geralmente a anfitriã apresenta a trajetória da diretora do o filme/documentário e uma síntese da temática do audiovisual em chave sociológica.


Posteriormente e durante aproximadamente uma hora a anfitriã e a convidada dialogam a partir das perguntas ou comentários encaminhados ao vivo pelo chat do canal institucional do Youtube. As moderadoras são responsáveis pela gestão do tempo, pela organização e priorização das perguntas/comentários da plateia. Na ausência de perguntas da plateia as moderadoras assumirão a responsabilidade de provocar o diálogo entre a anfitriã e a convidada. Para tanto é recomendável que as moderadoras elaborem as perguntas previamente.


O Femifilme é uma atividade de extensão universitária que recebe um público diverso. O uso de linguagem acessível durante o momento síncrono online, a interação amigável e descontraída entre moderadoras, convidada e anfitriã, são fundamentais para impulsionar a participação da “plateia”.

 

 

• Público alvo
Comunidade universitária e público externo interessado no debate sobre desigualdades de género y feminismos.

 

 

• Parcerias
  a) Arte: NELIS/CEAM;
  b) Transmissão: canal youtube CEAM;
  c) Divulgação/participação: ELA; PPGECsA; CEAM; NEPEM/CEAM; Rede brasileira de educação (Susan Francis responsável pela articulação); MOBILANG; grupo Modos epistemológicos, teorías interdependientes y complejidad social METICS/UdelaR/CenUR LN; Pagu/Unicamp (Elizabeth responsável pela articulação);
  d) Tradução de libras: Acessibilidade UnB e Coordenação das Mulheres DIV/UnB (Elizabeth responsável pela articulação).

 


 

• Programação 4ª edição 2023

1ª sessão: Viagem a Tombuctú (2014), 100 minutos          → https://www.cineaparte.com/p/57/viaje-a-tombuctu
  . Data e horário: Quarta-feira 10/05/2023. De 19 a 21h
  . Diretora, produtora, roteirista: Rossana Diaz Costa (1970).
  . Anfitriã: Elizabeth Ruano-Ibarra (NELIS/CEAM - INCT Caleidoscópio - PPGECsA/ELA/ICS/UnB)
  . Convidada: Ludmila Moreira Macedo De Carvalho (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  . Moderadora: Patrícia de Barros Marques (PPGECsA/UnB – CIL Recanto das Emas/ SEEDF).
  . Moderadora chat: Susi Francis Amaral (PPGECsA/UnB - Centro de Ensino Fundamental CEF 01 Cruzeiro)
  . Tradução de libras: Acessibilidade UnB, Coordenação das Mulheres DIV/UnB.
  . Transmissão: Canal Ceam/UnB - Youtube

 

2ª sessão: Eternamente Pagu (1987), 1h40           → https://youtu.be/MFylqrCYB_U
  . Data e horário: Quarta-feira 07/06/2023. 19 a 21h
  . Diretora: Norma Benguell (1935-2013)
  . Anfitriã: Delia Dutra (UDELAR/CENUR LN e GREIG/ELA/ICS)
  . Convidada: Karla Adriana Martins Bessa PAGU/Unicamp.
  . Moderadora: Ela Wiecko Volkmer de Castilho (NEPEM/CEAM).
  . Moderadora chat: Discente turma pensamento I (confirmar)
  . Tradução de libras: Acessibilidade UnB, Coordenação das Mulheres DIV/UnB.
  . Transmissão: Canal Ceam/UnB - Youtube

 


ESP

• Descripción
El cine-debate Femifilme es una práctica didáctico-pedagógica y ético-política de dinamización de sociabilidades y rituales derivados del 'acto de contemplar' contenidos audiovisuales, especialmente largometrajes y documentales. Buscamos formar 'audiencias', significados e interacciones facilitando el acceso a audiovisuales que aborden temáticas sobre mujeres, género y feminismos latinoamericanos, usualmente marginados por los criterios de marketing en el campo audiovisual. También buscamos promover agencias mediante los diálogos generados en dos sesiones anuales del Femifilme.


Los audiovisuales elegidos para la exhibición-debate cumplen con el criterio de autoría femenina, es decir, se da prioridad a obras de cineastas, directoras o guionistas latinoamericanas cis, trans o no binarias. También se podrán priorizar obras de autoría mixta o no binaria. Otro criterio de priorización se refiere al país de origen o vinculación de esas autorías y ubicación geográfica de la trama para favorecer a aquellos países latinoamericanos con menor incidencia en la difusión audiovisual.


Si bien el Femifilme se encuentra ubicado disciplinariamente en las Ciencias Sociales, busca sistemáticamente el diálogo interdisciplinario. Es una estrategia de incorporación del género audiovisual al campo de estudios sobre el pensamiento latinoamericano el cual nació en la filosofía, y en las últimas décadas, se vuelca hacia la sociología. Por ello, el Femifilme integra la disciplina “Pensamiento social y político latinoamericano” impartida en el posgrado en Ciencias Sociales (PPG-ECsA/UnB).

 

 

• Metodología
Cada sesión del Femifilme se compone de dos momentos: uno asíncrono y otro sincrónico online. En el primero, cada participante accede a la película/documental en la fecha y hora que prefiera. Siempre que sea posible, se divulgará el enlace de libre acceso a la película/documental. Se recomienda escribir un registro de escenas o ideas clave que surjan durante el contacto con el audiovisual para que sirvan de estímulo al diálogo durante la sesión sincrónica. La sesión sincrónica en línea se dedica al diálogo sobre la película/documental y tiene una duración de dos horas. El diálogo es conducido por cuatro personas, la anfitriona o miembra del comité organizador, una invitada y dos moderadoras, una de ellas dedicada exclusivamente a la interacción en el chat del canal institucional de YouTube.


La moderadora abre la sesión presentando un breve histórico del Femifilme y el currículum de la anfitriona e de la invitada. Tanto la presentadora como la invitada tendrán 15 minutos para exponer sus comentarios-impresiones sobre la película/documental. El enfoque de estas presentaciones es de libre elección. Normalmente la anfitriona presenta la trayectoria de la directora de la película/documental y una síntesis del tema central del audiovisual en clave sociológica. Posteriormente, y durante aproximadamente una hora, las debatientes dialogan a partir de las preguntas o comentarios enviados en vivo a través del chat del canal institucional de YouTube. Las moderadoras son responsables de administrar el tiempo, organizar y priorizar las preguntas/comentarios de la audiencia. En ausencia de preguntas por parte de la audiencia, las moderadoras provocarán el diálogo entre la anfitriona y la invitada. Por lo tanto, se recomienda que los moderadores preparen las preguntas con anticipación.


El Femifilme es una actividad de extensión universitaria que congrega un público diverso. El uso de un lenguaje accesible durante el momento sincrónico en línea, la interacción amistosa entre moderadoras, invitada y anfitriona es clave para impulsar la participación de la “audiencia”.