PAEP 20222044104P. Processo nº 88881.680592/2022-01

 

Comissão organizadora

Elizabeth Ruano-Ibarra (CEAM/UnB) 

Carolina de Almeida Pereira (PPGECsA/ELA/UnB) 

Gersiney Santos (NELiS/CEAM/UnB)

Larissa Cristina de Sousa Ferro PPGECsA/ELA/UnB) 

Leonardo Ângelo de Araújo Andrade (PPGECsA/ELA/UnB) 

 

Comitê científico

1. Alexander Arciniegas Carreño (Universidade de Santander, Colômbia) 

2. Antônio Marcos Moreira da Silva (CEAM/UnB) 

3. Delia Dutra (UDELAR, Uruguai) 

4. Gisela Pereyra Doval (Universidade de Rosario, Argentina) 

5. Iraneide Soares da Silva (UESPI) 

6. José del Tronco (Flacso, México) Passaporte 23967366

7. Rosana Rodríguez (Universidade de Cuyo, Argentina) 

8. Weimar Giovanni Iño Daza (UMSA, Bolívia)

9. Viviane Resende (NELIS/CEAM/UnB)

10. Elizabeth Ruano-Ibarra (CEAM/UnB)

 

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Finalidade do Evento

O simpósio visa dinamizar a internacionalização do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais (PPGECsA/ICS), do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH/CEAM) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/CEAM) mediante espaços de debate com pares de universidades públicas da Bolívia, da Colômbia, do México e do Peru que se dedicam ao estudo de ações afirmativas educacionais na América Latina. A perspectiva de internacionalização pretendida se pauta pelo enfoque humanista-solidário que prioriza a projeção endógena, os vínculos cooperativos e a defesa da educação como direito humano e bem público. Esta iniciativa se alinha ao esforço pioneiro da Universidade de Brasília (UnB), entre as instituições federais de ensino superior, de implementar uma política de cotas para o acesso de grupos sociais vulneráveis.

A temática do evento ganha maior relevância no contexto da 3ª Conferência Mundial sobre Educação Superior (CMES), a realizar-se em Barcelona, em maio de 2022, e da comemoração, em agosto de 2022, da primeira década de existência da Lei n. 12.711 de 2012, conhecida como Lei de cotas que, no artigo 7, estipulou sua revisão após 10 anos. Entre 36 projetos de leis em trâmite no legislativo brasileiro, alguns visam “garantir a continuidade da política pública e ampliar seus efeitos para outros públicos” outros “retirar o teor racial da reserva de vagas” (ABREU, 2021, s/p). Essa conjuntura torna-se uma oportunidade ímpar para refletir em perspectiva subcontinental sobre os avanços e limites dessas normativas.

A relevância sociopolítica dos avanços e rupturas que as ações afirmativas promovem nas universidades federais brasileiras e nas públicas de Bolívia, Colômbia, Equador, México e Peru lhes tornam significantes para o debate acadêmico. Como é responsabilidade nossa refletir sobre o próprio fazer universitário no tocante às contribuições para aprofundar o bem comum e a igualdade democrática, o simpósio almeja suscitar contribuições para o aperfeiçoamento da política de reserva de vagas.

 

Histórico de Eventos Anteriores

Esta proposta foi antecedida por várias iniciativas dentre as quais se destacam as seguintes: i) no segundo semestre de 2011, com financiamento do PAEP, se realizou o Seminário “Políticas Públicas Comparadas nas Américas” que se desdobrou na coletânea de similar nome, publicada pela Editora Paralelo 15; ii) em 2012, ocorreu o seminário internacional, Políticas Públicas Comparação e Interdisciplinaridade nas Américas; iii) em 2017, aconteceu o Ciclo de Debates Políticos Latino-americanos; iv) em 2018 e 2019, os Ciclos de leituras e debates sobre o Direito à educação superior na América Latina. Desses ciclos resultou um mapeamento das universidades públicas brasileiras que abrigam cursos de graduação e pós em perspectiva multi ou intercultural; v) em 2019 o Educação Superior, Diversidade Cultural e Interculturalidade: avanços e desafios no acesso e na permanência nas universidades latino-americanas, no âmbito do 3º Congresso Internacional de Povos Indígenas.

Essas ações adotaram a escala subcontinental latino-americana e foram promovidas pelo corpo discente e docente do PPGECsA. Os eventos de 2018 e 2019 se realizaram no âmbito do plano de trabalho do Grupo de trabalho de educação e interculturalidade do Observatório de Direitos dos Povos Indígenas (OBIND/ELA/UnB). Outra característica destacável nesses eventos foi a composição internacional dos palestrantes, aspecto que contribui para a qualificação dos debates e para ampliação de redes de pesquisa. Os eventos se desdobraram nas pesquisas “A perspectiva de gênero nas ações afirmativas nas universidades federais brasileiras” (2017-2019)) e “Ensino superior e povos indígenas andinos, na Bolívia, Colômbia e Equador” (2018-2020) ambos desenvolvidos com a participação de estudantes de iniciação científica.

 

Contribuição para Profissionais Envolvidos no Evento

Trata-se de um espaço privilegiado de aprendizado dado o alinhamento entre as linhas de pesquisa dos três programas de pós-graduação envolvidos e a expertise des convidades nacionais e estrangeires. O vínculo institucional des convidades e o caráter amplo dos casos a serem debatidos transcende o habitual escopo nacional propiciando a familiaridade com bibliografia internacional, facilita contatos e eventual inserção em pesquisas e redes latino-americanas dedicadas ao estudo do ensino superior na América Latina. Desse modo, o simpósio impactará a internacionalização da produção acadêmica desses programas de pós-graduação, suas linhas de pesquisa e os laboratórios, núcleos e grupos associados, entre os quais se destacam o Grupo de trabalho em educação e interculturalidade (OBIND/ELA/UnB), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB /CEAM/UnB), o Núcleo de Linguagem e Sociedade (NELIS) e a rede nacional de NEABs (CONNEABS).

 

Metodologia

O simpósio se compõe de sete sessões a serem desenvolvidas toda segunda-feira do mês de agosto, incluindo atividades presenciais e online. Cada mesa contará com até cinco especialistas, um deles na função de moderação que deverá privilegiar a sistematização de ideias convergentes e divergentes além da gestão do tempo de apresentação e discussão. Perguntas da plateia serão recebidas somente em forma escrita.

Como desdobramento do evento espera-se a articulação de uma rede latino-americana de pesquisa sobre ações afirmativas e a publicação de anais. Para tanto, na data de 2 de agosto, se realizará uma jornada de trabalho visando a construção de um plano de ação que viabilize a consolidação da rede. Tanto as palestras apresentadas como a dinâmica de articulação da rede constituíram materiais escritos para compor a publicação resultante do simpósio.

 

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